A propaganda tem nos surpreendido diariamente, com sua criatividade, uso de elementos do nosso dia-a-dia, além do fato de explorar nossas emoções.
Hoje a marca que consegue identificar e fazer essa conexão, para o seu público garante um lugar em suas vidas.
Particularmente tem algumas marcas que fazem parte da minha vida.

Tim Calkins diz que “uma marca é bem parecida com a reputação”, diz ainda que “marca transcende o produto”, que “existe uma diferença entre nome e uma marca”, sendo que marcas constroem associações. E não vejo forma melhor de descrever.

Quando falamos de Harley Davidson, não pensamos somente em uma moto, pensamos em liberdade, em pegar uma estrada, sem hora, realmente um espírito livre.

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Quando falamos de Hospital do Câncer de Barretos, pensamos em compromisso, confiabilidade, qualidade, tratamento humanizado, amor…enfim, faltam associações.

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Claro que, reputações podem ser boas ou ruins, e hoje em dia, as marcas precisam tomar ainda mais cuidado, afinal com o uso de redes sociais, e muitos outros meios à mão do consumidor, construir essa reputação ruim pode ser ainda mais fácil, a exemplo, uma muito conhecida pelos brasileiros.

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Recentemente a Volks também se envolveu em um grande escândalo que afeta a imagem da Alemanha como marca.
A revelação da fraude nas emissões de motores a diesel da Volkswagen trouxe consequências negativas, não só para a montadora, mas também para a Alemanha.
Por falta de exemplos, temos um grande descontentamento dos brasileiros com a Petrobrás, envolvida em corrupção.
Veja que os fatores que envolvem a má reputação, não está envolvida apenas com a qualidade do seu produto, mas pode ser quanto ao tipo de relacionamento adotado pela empresa com o cliente, a transparência, a administração.

Marca não se refere apenas a uma estrutura, um prédio com uma placa. Pessoas também podem ser tornar marcas, como é o caso de Rolling Stones, Madonna, Gisele Bündchen, Mike Tyson, Neymar Jr. e tantos outros.

O fato é que marcas formam expectativas, criam associações.
E ter um bom planejamento é essencial no desenvolvimento da sua marca.

> Produto de qualidade
> Transparência de propósito
> Apresentação de soluções
> Cuidados com o seu cliente
> Boa administração
> Comunicação alinhada com seu público

Esses são tópicos importantes no desenvolvimento e construção da sua marca.
Afinal você pode ter um produto excelente, mas se a marca não for bem construída, isso poderá “diminuir” o seu produto ou serviço.